Pesquisador da Unimontes tem trabalho publicado em livro que celebra os 300 anos de Minas Gerais

 O doutor Anelito de Oliveira é o único pesquisador e professor vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) presente no livro Literatura Mineira: 300 Anos, lançado pela Academia Mineira de Letras em seu canal no Youtube.

  • Por Waldo Ferreira

Anelito de Oliveira na cidade de Braga durante temporada de conferências em Universidades portuguesas em 2017 – Foto: Divulgação

O trabalho, dividido em duas partes e desenvolvido ao longo de 452 páginas, foi organizado pelo professor e ex-vice-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jacyntho Lins Brandão. A primeira parte apresenta textos com abordagens mais amplas, enquanto a segunda destaca alguns autores importantes.
No texto intitulado História e Solidão: Alphonsus de Guiaraens, Anelito de Oliveira discorre sobre o escritor (1870-1921) nascido em Ouro Preto a partir da página 280. O poeta foi um dos principais representantes do Movimento Simbolista no Brasil.
Além de Oliveira, o livro conta com a participação de vários outros pesquisadores e foi lançado com a finalidade de celebrar os 300 anos de independência da então Capitania das Minas do Ouro, em 1720, que deu origem ao estado de Minas Gerais.
O livro foi financiado pelo BDMG Cultural, tendo sido publicado também na versão impressa, entre março e abril deste ano, já durante a pandemia do coronavírus.
“É motivo de satisfação participar dessa magnífica publicação, especialmente pelo esmero com que foi organizado esse trabalho, que é de imensa relevância, ainda mais motivado por um tema que nos é tão caro. Também me sinto orgulhoso por representar a Unimontes, fato que reflete a importância da universidade como propulsora de conhecimento para o Norte de Minas e notadamente Montes Claros”, reagiu Anelito de Oliveira.
Oliveira é pós-doutorado em Teoria Literária pela Unicamp, doutorado em Letras pela USP, mestrado e graduado em Letras pela UFMG, além de ter feito estágios de pesquisa nas universidades de Salamanca, Porto, Lisboa Clássica, Nova de Lisboa e Minho.

Leia aqui o livro Literatura Mineira

  • Jornalista

1 Comment

  • Pra min nem outro ,tudo um monte de golpista elitistas,coverdes, oporturistas, vamos pra cima Deles,vamos ,unir e derrota-los avante povo,a hora é agora

Leave a Comment