Plano de Desenvolvimento Institucional da Unimontes

     - Em encontro, gestão apresenta PDI e amplia informações sobre o trabalho da Estatuinte

     As diretrizes gerais da Universidade Estadual de Montes Claros, com as metas e objetivos estratégicos da instituição para o período de 2017 a 2021, estão definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento foi lançado nessa quinta-feira (26/10), em solenidade presidida pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, na Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria), com a participação do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, presidente da Comissão Especial do PDI/Unimontes. O encontro também destacou o processo em andamento na Instituição para a elaboração do novo estatuto. Integrantes da Comissão Especial da Estatuinte divulgaram informações sobre o trabalho desenvolvido até o momento junto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. A promoção fez parte das comemorações pela Semana do Servidor.

    Além de integrantes da gestão superior, o evento contou com a participação de diretores de Centro, coordenadores de curso, professores e acadêmicos, envolvidos na formulação do plano. O vice-reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou a participação dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, bem como de representações da sociedade civil organizada nas quatro etapas de elaboração do PDI/Unimontes. O professor Igor Coimbra, integrante da Camerata de Violões da Unimontes e coordenador do Curso de Extensão em Música, fez uma apresentação com músicas nacionais: Casinha de Palha (Godofredo Guedes), Corsário (João Bosco e Aldir Blanc) e Bicho de Sete Cabeças (Geraldo Azevedo).

    EIXOS - Com 149 páginas, o plano é dividido cinco eixos: Perfil Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, Organização Acadêmica, Planejamento e Gestão e Inovações e Interações Institucionais. O documento cumpre uma exigência legal, com o acompanhamento e orientação do Conselho Universitário (Consu) e apoio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx).

    Conforme a proposta apresentada, o PDI “vislumbra um conjunto de oportunidade, define estratégias e ações para orientar a organização administrativa e didático-pedagógica e figura como uma importante ferramenta de gestão da universidade. Sua implementação é o grande desafio para superar os problemas e avançar, rumo à consolidação de uma educação superior de qualidade da Universidade Estadual de Montes Claros”.

    HISTÓRICO

    O professor João Canela destacou a relevância do Plano de Desenvolvimento Institucional. “O lançamento do PDI é um fato histórico para nossa instituição.O documento, que reestrutura nossos objetivos, mostra a dimensão do crescimento da nossa universidade”, afirmou o reitor. Ele enalteceu a ampla participação de coordenadores de curso, chefias de departamentos, diretores de Centros de Ensino, unidades acadêmicas, conselheiros, acadêmicos e gestores na confecção do documento.

    O reitor lembrou que a Unimontes vive uma fase de avanços. “Estamos atravessando um momento muito bom. Apesar das dificuldades transitórias nos contextos estadual e nacional, a universidade mantém-se vigorosa em suas propostas, com capacidade de sustentar os abalos e com o firme propósito de atingir o seus objetivos”, enfatizou. Ele acrescentou que a Unimontes atravessa um momento de “reestruturação dos seus objetivos”, mas também “com o amadurecimento e reconhecida como um instrumento de desenvolvimento regional e de valorização das regiões nas quais está inserida”.

    O vice-reitor Antonio Alvimar Souza, presidente da comissão de elaboração do PDI, ressaltou a importância do documento como um marco na definição das diretrizes, metas e objetivos da Unimontes. “O PDI é um documento que nos possibilita enxergar o rosto da nossa universidade. Vai contribuir para que tenhamos o hábito e o exercício de pensar e refletir a instituição”.

    Destacando a participação efetiva dos representantes da comunidade acadêmica no processo de elaboração do documento, ele salientou que o Plano de Desenvolvimento Institucional é o instrumento norteador das ações da Unimontes. “O PDI retrata também a face de uma universidade, que, talvez, muitos de nós ainda não conheciam. São muitas demandas e questões, nas quais a universidade precisa refletir”, observou Antonio Alvimar.

    O PDI foi lançando com a participação dos integrantes da gestão superior, de diversos setores da Unimontes e da comunidade externa


    HOMENAGEM

    Durante a solenidade na Sala dos Conselhos, o reitor João dos Reis Canela entregou o primeiro exemplar do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unimontes ao professor Antônio Gonçalves Maciel, do Departamento de Ciências Sociais. O ato simbólico foi uma homenagem a Maciel, que também integrou a comissão especial do PDI e há cinco meses está afastado das atividades acadêmicas para se recuperar de um problema de saúde. Ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC Hemorrágico).

    Muito emocionado, o professor Antônio Gonçalves Maciel agradeceu à Reitoria e todos os colegas da Unimontes pelo apoio e solidariedade. “As conseqüências físicas (da doença) são as menores no meu processo de recuperação. O mais difícil foi a separação da universidade. Nesse período de cinco meses, descobri o amor que tenho pela Unimontes”, declarou o professor.

    ESTATUINTE

     Professora Ilva Ruas Abreu, primeira relatora da comissão da EstatuinteNa mesma oportunidade, foi apresentada a proposta de trabalhos da Estatuinte, processo em andamento, que visa a elaboração do novo Estatuto da Universidade Estadual de Montes Claros, com o envolvimento direto dos professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e representantes da comunidade externa.

    A proposta foi apresentada pela professora Ilva Ruas Abreu, 1ª relatora da comissão especial da Estatuinte, que ressaltou a importância da participação da comunidade universitária nos trabalhos. Ela destacou que a Estatuinte é um instrumento que busca adaptar o estatuto às perspectivas e estruturas da universidade, mediante às necessidades do atual cenário.

    Fonte: Unimontes

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper