Minas Gerais recebe 76 médicos cubanos

      - O governador Fernando Pimentel recebeu médicos estrangeiros para atender no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) -

     Desembarcou na manhã desta segunda-feirra (26), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, 54 médicos cubanos para compor o Programa Mais Médicos. Ao longo da semana, outros 22 profissionais chegarão ao estado para integrar o programa implementado no Brasil em 2013. A SES-MG ainda não divulgou para quais cidades os médicos serão encaminhados.

    Em fevereiro deste ano, o governo do estadual já havia anunciado que Minas receberia 352 médicos para atuar em 146 cidades que aderiram ao programa Mais Médicos. Em todo o país, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase do programa.

    A expansão da iniciativa havia priorizado municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital estava dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.

    O objetivo do programa é melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando resolver questões emergenciais no atendimento básico ao cidadão. Minas Gerais conta com, aproximadamente, 1.400 médicos participantes do programa em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Outras informações sobre o programa no estado e a rede de saúde em Minas podem ser acessadas no site Saúde MG, aqui

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper