Proteção ambiental: cidade ganhará Pelotão Verde

     Montes Claros contará com mais um reforço na fiscalização e proteção ao meio ambiente

     As constantes invasões em área de preservação ambiental serão amenizadas com a criação da guarda ambiental. Recentemente, Paulo Ribeiro comandou a desocupação da área invadida no Parque dos Mangues

    O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, por meio do decreto nº 3528/17, autorizou a criação do Agrupamento Tático Ambiental da Guarda Municipal, que irá atuar na prevenção e repressão aos crimes e infrações ambientais. A criação do grupo vai permitir com que a Guarda auxilie a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no combate às infrações tanto na esfera administrativa quanto na penal.

    Mostrando o compromisso da Administração com a efetividade das políticas ambientais, o grupo deverá potencializar a preservação e recuperação das áreas de proteção ambiental do município. O Grupamento Tático Ambiental será composto por um mínimo de dezesseis agentes e dois Inspetores da Guarda Municipal, devidamente capacitados para atuação na área.

    A expectativa é de que a parceria entre Secretaria de Defesa Social e a Secretaria de Meio Ambiente efetive políticas de preservação de bacias hidrográficas, reservatórios, rios e córregos, além de atuar na garantia da correta ocupação do solo nas reservas municipais, garantindo um ambiente ecologicamente equilibrado.

    Para assegurar a efetividade nas ações, as equipes ambientais da Guarda Municipal deverão atuar na restrição de ações danosas ao patrimônio ambiental, prestando apoio aos agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. As equipes da Guarda Municipal que darão apoio ambiental também irão manter o trabalho na preservação do patrimônio público do município.

    Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, a criação de Guarda Ambiental será fundamental para conscientizar e fiscalizar o patrimônio municipal ambiental. “Os guardas municipais exercem um excelente trabalho na cidade e cuida muito bem do patrimônio público municipal. Mas necessitamos de uma equipe específica para guardar também o nosso patrimônio maior que são os nossos recursos naturais. E este pelotão verde fiscalizará as áreas de preservação ambiental e conterá as invasões irregulares, além de promover a conscientização e educação para a defesa ambiental. Comemorou Ribeiro

    Com informação da Ascom-Prefeitura Montes Claros

    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper